30/06/2020

Mudanças no sistema de educação de jovens e adultos aumentam exclusão, denuncia Veneri

A Secretaria da Educação do Paraná está promovendo várias mudanças no sistema da Educação de Jovens e Adultos (Eja), que pode desfigurar o atendimento às necessidades específicas destes estudantes e trazer inúmeras dificuldades para os profissionais da educação que atuam nesta modalidade. O alerta está sendo feito pelo deputado estadual Tadeu Veneri, que cobra explicações da Secretaria sobre a decisão de obrigar a migração de estudantes para um sistema que não considera as suas especificidades.

O que a Secretaria está fazendo é retirar a Eja do Sistema Estadual de Jovens e Adultos (Seja), instituído em 2006, concebido para contemplar as condições pedagógicas para a educação de jovens e adultos, para o Sere (Sistema Estadual de Registro Escolar), que reúne os dados do ensino regular.

Uma das consequências práticas dessa é o fim da possibilidade de o estudante cursar parte das disciplinas oferecidas, de acordo com seu tempo e possibilidades. A partir de agora, aqueles que não cursarem todas as aulas oferecidas no semestre serão automaticamente reprovados. Para Veneri, este modelo descaracteriza a finalidade do Eja que é justamente proporcionar a oportunidade de estudar para as pessoas que não têm condições de frequentar um curso regular. Um sistema que não contemple estas particularidades é extremamente danoso, frisou Veneri.

Desde segunda-feira, 29, a Secretaria está convocando às pressas um exame de reclassificação para os estudantes do Fundamental II, estabelecendo que sejam matriculados em algum semestre. Para os educadores, a reclassificação desses alunos irá resultar em nova exclusão. “Não estão preocupados com a aprendizagem, mas sim em simplificar o processo do ponto de vista da Secretaria, que adotou uma política de busca de resultados, reproduzindo a lógica empresarial do secretário de Educação”, afirmou Veneri.

Autor: Assessoria de Comunicação deputado Tadeu Veneri


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396