25/06/2020

Arilson cobra Governo sobre superlotação de ônibus durante a pandemia

O deputado estadual Arilson Chiorato protocolou no dia 24/06, requerimento 0164528/2020, endereçado ao Chefe da Casa Civil, Guto Silva, solicitando informações dos procedimentos de adequação exigidos pelo Estado para as empresas de transporte intermunicipal, visto que este tem sido um problema vivenciado em diferentes regiões do estado do Paraná.

Uma das dificuldades encontradas no enfrentamento ao novo coronavírus é a ausência de medicamento ou vacina, desta forma, a principal medida de proteção é o isolamento social, o que não é possível em um ônibus com lotação excedente à capacidade máxima. Em momentos de normalidade, a lotação do transporte coletivo já é um problema, tendo em vista a segurança dos passageiros, especialmente em trajetos intermunicipais que precisam acessar as rodovias.

Com a pandemia este problema aumentou, pois além do perigo de acidentes, a lotação prejudica a recomendação da Organização Mundial de Saúde de distanciamento social. Recentemente o município de Florianópolis adotou o limite de 40% da ocupação dos coletivos, fazendo com que não haja aglomeração no transporte público.

A linha que faz o trajeto Londrina – Rolândia – Apucarana é uma das afetadas por esse descaso. De acordo com o Canal 38, passageiros reclamam que não tem álcool em gel no interior do ônibus e que a lotação dos coletivos é recorrente. A cidadã Renata Borges denunciou o descaso para o canal de comunicação e enviou imagens da situação.

O deputado Arilson defende que “é uma obrigação do governo do Estado cobrar a regulação das empresas prestadoras de serviços. Além da desinfecção durante as linhas de trajeto, devem colocar mais horários e mais ônibus para acumular menos pessoas e ter mais espaçamento dentro dos ônibus. O ideal é que tenha limite de lotação que possibilite o distanciamento dos passageiros.”
 

Autor: Por Louan Brasileiro, da Assessoria de Comunicação


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396