03/06/2020

Professor Lemos cobra modelo de “menor tarifa” nas novas concessões de pedágio

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Professor Lemos (PT), defendeu que o governo do Estado adote o modelo de menor tarifa nas novas concessões de pedágio no Paraná, e não o modelo de outorga onerosa. Os atuais contratos vencem em novembro de 2021.

Lemos alertou que as tratativas do governo do Estado, junto ao governo federal, para adotar o modelo de outorga onerosa, que ganha quem oferecer mais dinheiro ao governo, estão avançadas.

“O modelo que o Estado quer adotar, junto com o governo federal, é o de outorga onerosa. Este modelo foi implantado no Paraná pelo ex-governador Jaime Lerner e tornou o pedágio muito caro, causando prejuízos incalculáveis para a população e o setor produtivo ao longo de décadas. Está errado. O Estado precisa pensar na população e no setor produtivo e optar pelo modelo de menor tarifa”, destacou.

O parlamentar lembrou que, em fevereiro, foi realizada uma concessão pelo modelo de menor tarifa para a BR-101, trecho entre Florianópolis e a divisa do Rio Grande do Sul.

“A proposta inicial era de R$ 5,92 e acabou saindo por R$ 1,97, um deságio de 62%. A empresa que ofereceu a menor tarifa ganhou. É terrível constatar que lutamos tanto e agora o governo do Estado opta por seguir a linha do ministro Paulo Guedes e não pensar no que é melhor para o Paraná”.

Lemos explicou ainda que o governo pretende aumentar os trechos pedagiados de 2,5 mil quilômetros para mais de 4 mil quilômetros e cobrou união dos deputados estaduais em defesa do modelo de menor tarifa.

“A bancada de deputados federais do Paraná já se uniu e tomou posição contrária ao modelo de outorga onerosa, defendendo a menor tarifa. Nós, na Assembleia Legislativa, precisamos fazer a mesma coisa. A população precisa se levantar contra este modelo de pedágio que é mais caro, que atrapalha a economia, que afugenta investimentos, que encarece os produtos que circulam no Estado e prejudica a população”.

Autor: Renato Sordi | Liderança da Oposição


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396