01/06/2020

Bancada do PT protesta contra venda da Copel Telecom

Os deputados do PT na Assembleia Legislativa reagiram ao comunicado da Copel que informou aos acionistas e ao mercado que está iniciando o processo de venda da Copel Telecom. “Em comunicado ao mercado, o de número 12, a Copel confirmou o que já sabíamos: vai se desfazer da Copel Telecom. Apesar das negativas do governo estadual, o comunicado deixa claro que o processo de venda está em curso”, alertou o líder da bancada, deputado Tadeu Veneri.

Descrito como “processo de potencial desinvestimento” da participação na Copel Telecom, o documento remete a uma consulta pública conduzida pelo banco de investimento internacional Rothschild, contratado pela Copel para executar as estratégias de venda. A etapa final do processo depende de aprovação do Conselho de Administração da empresa de energia, entre outros requisitos.

Veneri criticou a intenção do governo e lembrou que a Copel Telecom, que detém 22% de participação do mercado, é considerada a empresa mais eficiente do setor de banda larga. “Nós queremos saber como vão ficar as escolas e os estabelecimentos de saúde e segurança que usam a rede de fibra ótica da Copel Telecom”, questionou.

Líder da oposição, o deputado Professor Lemos destacou a importância da Copel Telecom e afirmou que a empresa deve continuar servindo o povo paranaense.

“A Copel Telecom é uma empresa muito importante. Ela serve a Educação, fazendo chegar internet com tecnologia fibra ótica às escolas do Estado, ela serve a Celepar, a Saúde, a Segurança Pública. A Copel Telecom pertence ao povo do Paraná. O governo não pode utilizar os mesmos argumentos que o ex-governador Jaime Lerner utilizou quando queria privatizar a Copel. Nós sabemos que a empresa tem muita competitividade e não dá prejuízo. Por isso somos contra a venda da Copel Telecom”, disse.

Já para o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado Arilson Chiorato, a Copel Telecom possui papel importante na democratização do acesso à internet e no desenvolvimento do Estado.

“É no mínimo curioso que um Governo que enche a boca pra falar em inovação tecnológica, queira vender uma das maiores empresas de transferência de dados do Brasil. A Copel Telecom é fundamental para o desenvolvimento do Paraná, fazendo chegar acesso à internet bom e barato para todos os paranaenses. Inclusive com programa de tarifa social, já que a internet se tornou essencial para nossa sociedade. O Governador está priorizando os acionistas, quando o foco deveria ser a população paranaense", afirmou Chiorato.

A Copel Telecomunicações foi criada em 2000 e fornece internet para milhares de paranaenses através da tecnologia de fibra ótica. A empresa não é deficitária e permite o acesso à rede de internet para a escolas estaduais, delegacias, universidades e vários órgãos públicos.

Autor: Assessoria de comunicação do PT na Alep


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396