17/09/2019

Arilson cobra implementação do Estatuto das Metrópoles nas regiões metropolitanas do interior

Deputado Arilson Chiorato. Fotos: Dálie Felberg/Alep e Orlando Kissner/Alep

Na última semana, o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) solicitou informações ao Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Pùblicas (SEDU), João Carlos Ortega, sobre a implementação do Estatuto das Metrópoles nas regiões metropolitanas do interior do Paraná.

“Estamos pedindo informações sobre qual a previsão da Secretaria de Estado para a implementação da Lei Federal nº 13.089, de 12 de janeiro de 2015 – Estatuto da Metrópole, nas regiões metropolitanas do interior do Paraná”, questiona Chiorato.

Atualmente são oito regiões metropolitanas reconhecidas oficialmente no Estado: Região Metropolitana de Curitiba, de Londrina, Maringá, Apucarana, Cascavel, Toledo, Campo Mourão e Umuarama. O deputado destaca a necessidade de esclarecer a importância atribuída no planejamento territoria, para as regiões metropolitanas no interior do Estado, além da importância da participação do Conselho das Cidades nesse processo.

“Recentemente, foi divulgado um movimento digno de aplauso pelo Governo do Estado do Paraná, de fortalecimento da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC). Desta forma, é fundamental fortalecer e monitorar a atuação do Poder Executivo e dos órgãos de controle social participativo no planejamento e gestão das demais regiões metropolitanas”, finaliza Arilson.

Autor: Da assessoria de comunicação


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396