14/05/2019

Candidato à Presidência da Zâmbia defende liberdade para Lula

Fred Mmembe visitou a sede do PT Paraná e afirmou “suas lutas e nossas lutas são uma só luta”. Durante a manhã, ele participou de uma roda de conversa na Vigília Lula Livre. Fotos e vídeo: Ana Paula Schreider/PT Paraná

O Partido dos Trabalhadores do Paraná recebeu, na tarde desta segunda-feira (13), a visita de Fred Mmembe, pré-candidato à presidência da Zâmbia nas eleições de 2021, pelo Partido Socialista da Zâmbia. Ele veio acompanhado de Ngenda (Chris) Mwikisa. Ambos integram o Partido Socialista da Zâmbia, criado em 2017. Os dois são oriundos de Lusaka, capital da Zâmbia.

Os zambianos conversaram com os membros da Executiva Estadual do PT-PR, que se encontravam em reunião na sede do partido. “Chegamos para nos unir à luta de Lula Livre”, afirmou Fred Mmembe.

A luta pela liberdade de Lula é vista como uma luta prioritária pelos militantes da Zâmbia, assim como a luta pela demanda por territórios do povo Palestino, e todas as lutas no marco da solidariedade internacional.

“Decidimos que a África tem que participar das lutas ao redor do mundo, lançando novamente uma agenda socialista no continente africano. O pan-africanismo de hoje não está limitado a uma área geográfica e não há pan-africanismo sem socialismo”, destaca o pré-candidato à presidência da Zâmbia. “Por isso, quando falamos do pan-africanismo não podemos deixar de fora o nome de Lula, assim como não podemos deixar de fora o nome de Fidel Castro, Che Guevara, Hugo Chávez”, comenta.

Fred Mmembe diz que pôde presenciar a brutalidade do capitalismo no Brasil, pela maneira como trataram Dilma Rousseff e pela maneira como colocaram Lula na prisão. “A história da classe capitalista brasileira está marcada pela brutalidade e inumanidade. Pela luta que vocês estão travando hoje, merecem todo nosso respeito, todo nosso apoio, toda nossa solidariedade, e acima de tudo, merecem todo nosso amor, e por isso estamos aqui hoje. Estamos lutando por um mundo mais justo e igualitário, suas lutas e nossas lutas são uma só luta”.

Em nome da Executiva Estadual e representando o Setorial de Combate ao Racismo do PT-PR, Haide Maria Jesus, agradeceu a presença e o apoio dos zambianos. “Estou muito emocionada com a presença de vocês aqui, porque nós precisamos combater o racismo institucional, esse racismo que corta e destrói. Desejo a vocês a vitória na eleição na Zâmbia, para que nossos companheiros e companheiras tenham melhores condições de vida e emancipação política. E, principalmente, obrigada pelo apoio na luta pela liberdade de Lula”, destacou.

O presidente do PT-PR, Dr. Rosinha, e o secretário Geral do PT-PR, Angelo Vanhoni, também agradeceram a presença e a solidariedade dos zambianos com a luta por Lula Livre.

Visita à Vigília Lula Livre


Fred Mmembe e Ngenda (Chris) Mwikisa não puderam visitar Lula, que é mantido há mais de 400 dias como preso político na sede da Polícia Federal em Curitiba. Mas eles visitaram a Vigília Lula Livre, onde participaram roda de conversa realizada com a militância local.

Os zambianos também gravaram um vídeo e escreveram uma carta que será enviada para Lula.

Leia a carta do Partido Socialista da Zâmbia para Lula:

Saudações do Partido Socialista (Zâmbia)

Antes de vir para sua terra natal, o Brasil, nós perguntamos aos companheiros do MST se seria possível vê-lo. Fomos informados que não seria possível devido ao número muito limitado de visitantes que que são permitidos por semana.

Assim, nós não tivemos outra alternativa que não escrevê-lo essa breve carta.

Você não está sozinho nessa prisão; nós estamos com você - e estaremos com você até que você saia.

Ele tiveram que colocar o homem erra na prisão - Lula. Seus carcereiros são os que deveriam estar na prisão, e não você.

Você não é um criminosos, eles são os criminosos que deveriam estar na prisão.

Nós não descansaremos enquanto você não saia daí e os criminosos sejam colocados aí.

Como todo verdadeiro revolucionário nós sabemos que se fortalece a cada dia pela sua inocência e as convicções humanas que você tem.

Esses homens pequenos e assustados com suas próprias sombras devido aos muitos crimes que cometeram contra o povo brasileiro não poderão quebrá-lo, ao mantê-lo na prisão.

Nós temos esperança de conhecê-lo em breve como um líder livre do seu povo e da nossa causa comum.

Nós te amamos, querido Companheiro Presidente.

A luta continua!

Vitória certa!



Autor: Por PT Paraná com informações do Brasil de Fato


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396