10/05/2019

Após apontamentos de Arilson, TCE pode ajudar a barrar aumento da Sanepar



O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) informou que o aumento na tarifa de água e esgoto da Sanepar pode ser barrado, após Comunicação de Irregularidade acatada pelo conselheiro Artagão de Mattos Leão. O documento protocolado impugna os percentuais e a metodologia aplicada ao aumento.

O documento agora deve ser submetido ao Pleno do Tribunal, que pode determinar a suspensão parcial ou total do aumento autorizado recentemente pela Agepar.

Para o deputado estadual Arilson Chiorato, a ação vem ao encontro dos apontamentos feitos por ele no plenário da Alep. "Contestamos esse aumento desde que foi autorizado pela Agepar. Não existe o menor cabimento em um reajuste bem acima da inflação como este. Sem contar que não existem critérios plausíveis para embasar essa decisão", conta.

Chiorato tem contestado com veemência o aumento. Desde que foi divulgado, o deputado já subiu diversas vezes à tribuna da Casa para apontar os equívocos, que segundo ele, são totalmente contestáveis. "Nós mostramos que na realidade a Agepar não apresentou nenhum argumento plausível que justifique esta ação. Pelo contrário, quanto mais a fundo pesquisamos sobre isso, mais irregularidades encontramos. Espero que esta ação do TCE tenha um bom desfecho para o povo paranaense", ressalta.

Esta semana, Arilson também protocolou, através da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, um ofício (46/2019) pedindo a realização de uma auditoria contábil, financeira e patrimonial na Sanepar. "Desde o governo passado a Sanepar tem adotado postura de empresa privada, onde o lucro máximo é o objetivo. Só no ano de 2018 a empresa teve um lucro líquido de R$ 892 milhões. Com este aumento o lucro líquido de 2019 poderá chegar a R$ 1,3 bilhão. Isso não é postura de empresa pública. Precisamos resgatar a Sanepar para o povo do Paraná!", reforça o deputado.

Autor: Assessoria do deputado Arilson Chiorato


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396