23/04/2019

Ou a Sanepar distribui água à população ou lucros para acionistas privados !

Durante reunião pública na manhã desta terça-feira, 23, o deputado Tadeu Veneri (PT) disse que, ou a Sanepar muda a política de remuneração dos acionistas ou, ao invés de distribuir água para a população, vai somente distribuir dividendos para os sócios privados. “Ou distribui água para a população ou lucro para acionista”, afirmou. Em 2011, o ex-governador Beto Richa aumentou de 25% para 50% os dividendos dos sócios privados da empresa, encarecendo cada vez mais a água que abastece os paranaenses.

Veneri assistiu às explicações do presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e do diretor interino da Agência Reguladora do Paraná (Agepar) , sobre o aumento de 12,13% na tarifa de água. Os dois estiveram no Salão Nobre da Assembleia Legislativa e responderam a perguntas de deputados.

Ao contestar a política de reajustes da Sanepar, Veneri destacou que a Agepar deve explicar à população por que avalizou a revisão metodológica da tarifa, realizada no ano passado. Veneri denunciou o processo à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por suspeita de vazamento de informações privilegiadas da estatal sobre o índice de reajuste para beneficiar os negociadores de ações da companhia na Bolsa de Valores. “A continuar esta lógica, no próximo ano, o aumento da tarifa será de 15% e na sequência chegará a 36%”, alertou o deputado.

A revisão tarifária de 25,63% foi aprovada em 2017 por um período de oito anos. Ou seja,além do cálculo da revisão, a Sanepar aplica ainda na tarifa os reajustes anuais correspondentes à inflação do período.

Autor: Da assessoria de comunicação


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396