08/04/2019

Lemos cobra pagamento da data-base aos servidores estaduais

Lemos explicou que, ao contrário do que anuncia o governo, os educadores do Paraná não recebem o piso salarial. Foto: Divulgação Alep

Em discurso nesta segunda-feira (8) na Assembleia Legislativa, o deputado Professor Lemos (PT) demonstrou preocupação com rumores de que o governo do Estado estaria realizando um estudo para justificar o não pagamento da data-base ao funcionalismo em 2019. O parlamentar cobrou que o Poder Executivo cumpra a lei e faça o pagamento da reposição da inflação.

“É um fato preocupante. A data-base não é aumento de salário, não é privilegio. A reposição da inflação é um dever constitucional do Estado e serve para manter o salário do trabalhador do mesmo tamanho, para que ele possa comprar os mesmos produtos e serviços do ano anterior. No Paraná, a reposição da inflação não é feita por três anos consecutivos, 2016, 2017 e 2018”, explicou.

O líder do PT na Alep também explicou que, ao contrário do que anuncia o governo, os educadores do Paraná não recebem o piso salarial. “O Paraná coloca o auxílio transporte, um beneficio de natureza indenizatória, na conta e afirma que paga o piso salarial estabelecido em lei”.

Por fim, Lemos fez um apelo para que o governo aumente o diálogo com os servidores e propôs aos demais parlamentares a criação da Bancada em Defesa do Servidores Públicos. “Queremos avançar no diálogo. O líder do governo se mostrou receptivo a conversas. Também estamos propondo aos demais deputados a criação da Bancada em Defesa do Servidores. Vamos realizar uma audiência pública para discutir o pagamento da data-base e outros temas que dizem respeito ao funcionalismo estadual”.

Autor: Assessoria de Comunicação Liderança do PT


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396