15/03/2019

Luciana quer que governo reverta decisão que prejudica os produtores de leite


Preocupada com o empobrecimento no campo e com a possibilidade de retorno do drama do êxodo rural em larga escala, motivado pela desesperança das famílias do meio rural por conta de medidas prejudiciais aos agricultores paranaenses, especialmente os produtores de leite, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) aprovou na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) esta semana um requerimento de envio de expediente à ministra da Agricultura e do Abastecimento do governo federal, Tereza Cristina Dias, e para o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Luciana solicita que o governo federal reveja a decisão tomada em fevereiro, na Circular nº 5, que acaba com a sobretaxa antidumping na importação de leite em pó, integral ou desnatado, da União Europeia e da Nova Zelândia. Essa cobrança tarifária impunha taxação de 14,8% sobre o leite da União Europeia e 3,8% para o produto da Nova Zelândia, com a finalidade de proteger os produtores brasileiros e preservar empregos no setor produtivo.

Segundo o Censo Agropecuário (IBGE/2017), há mais de um milhão de estabelecimentos rurais produtores de leite no Brasil. A maioria destes (60%) é da agricultura familiar. A entrada do leite aqui, altamente subsidiado no seu país de origem, impacta na produção nacional e impõe mais uma preocupação aos agricultores brasileiros que já sofrem com a constante oscilação nos preços do leite. 

A Câmara Municipal de Francisco Beltrão, por proposição dos vereadores Daniela Celuppi, Camilo Rafagnin e Leonardo Mazzon Garcia, enviou pedido formal à deputada Luciana no dia 19 de fevereiro de 2019 para que ela apoie e faça a interlocução junto ao governo federal, visando reverter a decisão de anular as sobretaxas que estavam em vigor há quase duas décadas. O pedido foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Francisco Beltrão.

Autor: Thea Tavares | Assessora de Imprensa deputada Luciana Rafagnin


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396