11/03/2019

Veneri chama de "aberração" fundação que Lava Jato quer criar com recursos da Petrobras

O deputado Tadeu Veneri (PT) condenou o acordo celebrado entre procuradores da força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, Petrobras e o governo dos Estados Unidos para a criação de fundação privada destinada a administrar um fundo de R$2,5 bilhões. “ É um dos maiores escândalos já vistos na história recente do país. O Ministério Público Federal e a Operação Lava Jato não são um poder, não são o governo brasileiro para firmar acordos deste tipo. Quem delegou esse poder a eles?”, questionou Veneri, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa.

Os recursos foram doados pelo governo americano e correspondem a multa cobrada da Petrobrás por lesão a investidores americanos. Entre as finalidades desta fundação estaria a promoção de projetos de conscientização sobre o combate à corrupção, entre outras, que revelam os propósitos políticos da entidade, apontou Veneri. “A criação dessa fundação é uma aberração porque vai se transformar no maior partido político do país”, afirmou. A entidade seria controlada pelos procuradores e juízes da 13ª Vara Federal de Curitiba, o núcleo da Lava Jato

Outro ponto destacado por Veneri foi o compromisso da Petrobrás em enviar, “periodicamente”, relatórios sobre questões internas da empresa e outros documentos que venham a ser solicitados pelo governo dos EUA. A Petrobrás fica obrigada a fornecer informações confidenciais, estratégicas e financeiras da companhia aos norte-americanos, frisou o deputado.

Veneri comentou ainda que os procuradores do Ministério Público Federal não são dotados de mandato popular ou autonomia para se apropriarem de recursos públicos para moldar uma entidade de direito privado e ainda compartilhar informações da Petrobras. Além disso, enfatizou o deputado, os recursos públicos são de propriedade do Tesouro Nacional e não de um grupo de procuradores.

Autor: Assessoria deputado Tadeu Veneri


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396