04/10/2018

Lula vira presidente honorário do Partido Trabalhista do Reino Unido

Foto: Ricardo Stuckert

O Partido Trabalhista do Reino Unido, maior partido de esquerda da Grã Bretanha, com 118 anos de tradição, nomeou Luiz Inácio Lula da Silva como presidente honorário de sua seção de jovens, o Young Labour. O gesto é um reconhecimento pela importância de Lula para os trabalhadores de todo o mundo e um protesto contra o julgamento midiático que impediu o candidato preferido do povo brasileiro de disputar as eleições deste ano.

Segundo a nota oficial do partido, Lula é fonte de inspiração para os trabalhistas britânicos e “foi preso porque simboliza dignidade e progresso para os trabalhadores, camponeses e expropriados do Brasil”.

O documento do Partido Trabalhista da Grã Bretanha lembra que o ex-presidente Lula cumpre, desde o início de abril, uma condenação de 12 anos em confinamento solitário com acesso limitado ao mundo exterior e ao longo do período que antecedeu sua prisão, enfrentou – e continua a enfrentar – um julgamento, que é parte de uma campanha organizada de difamação dirigida pelas elites dominantes do Brasil contra o movimento trabalhista de Lula.

“É por isso que estamos fazendo dele o presidente honorário do Young Labour [a seção jovem do maior partido de esquerda no Reino Unido]. Aqui na Grã-Bretanha, o movimento trabalhista não ficará calado. Praticamente todos os nossos principais sindicatos se posicionaram firmemente em defesa de Lula e de nossas irmãs e irmãos no Partido dos Trabalhadores (PT)”, diz trecho do documento.

Leia a tradução da nota do Partido Trabalhista


Confira a íntegra da nota (em inglês)

Autor: Pt no Senado


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396