28/02/2018

Violência é o tema da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade de 2018, “Fraternidade e superação da violência”, foi o tema da audiência pública realizada na noite de terça-feira na Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pelos deputados do PT Professor Lemos e Péricles de Mello. 

Além dos deputados, compuseram a mesa Olympio de Sá Sotto Maior Netto, do Ministério Público, a vereadora Professora Josete (PT), o coordenador da Campanha da Fraternidade na Diocese de Curitiba, João Santiago, Salete Bez, das pastorais sociais e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), e Marici Seles, promotora legal popular e integrante da Rede Mulheres Negras do Paraná.

O engajamento dos dois deputados na campanha pode ajudar a deslanchar a tramitação de projetos de lei que têm por objetivo o combate à violência. O Professor Lemos apresentou vários projetos neste sentido. Um deles institui no Paraná as Patrulhas Maria da Penha. Outro proíbe que o estado financie artistas que incentivem a violência ou exponham as mulheres a situações de constrangimento.

Outros projetos dispõem sobre a garantia de matrícula na rede pública estadual para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica; proibição de porte de armas brancas; monitoramento de autor de violência doméstica; medidas protetivas para os casos de violência contra professores; instituição da política estadual de formação e capacitação de mulheres para o mundo do trabalho; instituição da política estadual de juventude; instituição do Dia Estadual da Mulher Negra; e o Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
 

Autor: Roberto Elias Salomão - Liderança do PT


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396