04/12/2017

Veneri denuncia tensão em Pinhão, após violento despejo de posseiros no final de semana

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Veneri (PT) alertou para a possibilidade de um novo conflito no município de Pinhão, na região Centro-Sul do Paraná, onde, na sexta-feira, foi realizada uma violenta operação de despejo de um grupo de vinte famílias na Comunidade Alecrim. A escola, o posto de saúde, a igreja e as casas foram demolidas por tratores em uma ação de reintegração de posse movida pela Madeireira Zattar e executada pela Polícia Militar do Paraná.

“Foi uma ação sem precedentes no Paraná”, destacou Veneri, citando que a operação poderá ser estendida para a comunidade vizinha, uma área conhecida como Bugio. “É uma situação que nos angustia pelo que ocorreu, mas também pelo que pode ocorrer. Há um clima de resistência. Se ocorrer um novo despejo numa área de duas mil famílias, será uma tragédia ainda maior”, disse Veneri.

Para o deputado, a responsabilidade de impedir uma nova operação é do governador do Estado. “O governador é o chefe do Estado. Ele é que determina se a Polícia Militar cumpre ou não a reintegração de posse”, afirmou.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado destacou ainda a participação de uma empresa de segurança privada na desocupação. “Também sabemos que foram usados equipamentos da empresa Zattar”, observou o deputado.

Ele esteve na área durante o último domingo, dia 3, e irá produzir um relatório que será encaminhado ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal e Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados e Senado, sobre a situação das famílias desalojadas.

Os posseiros que moram nas duas comunidades estão há mais de vinte anos na área. Os conflitos pela titularidade de área são registrados há muitos anos na região, desde a década de 40, quando as madeireiras se instalaram na região e expulsaram os pequenos agricultores de suas terras.

Autor: Assessoria deputado Tadeu Veneri


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396