28/11/2017

Assembleia abre exposição de fotos "A outra face do Autismo"

Por iniciativa do deputado Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura e secretário-geral do CONPAZ, a Assembleia Legislativa do Paraná abriu na tarde desta segunda-feira (27) a exposição de fotos “A outra face do Autismo”, da fotógrafa Pamela Oms. As fotos, em preto e branco, retratam o dia a dia de autistas e suas famílias, em cenas de convivência e carinho, para mostrar que o problema não exclui esses momentos de afetividade e alegria.

Ao abrir o evento Péricles de Mello disse que o autismo é um tema do século XXI, pois os diagnósticos estão aumentando e o Estado brasileiro ainda está despreparado para dar respostas aos desafios que se apresentam. Falaram durante a abertura a expositora, a coordenadora do grupo Anjo Azul, Fernanda Rosa, e o especialista em educação inclusiva e membro do grupo de peritos sobre os direitos das pessoas com deficiência junto ao Conselho da Europa, Davi Rodrigues. Ele é autor e organizador de artigos e obras publicadas no Brasil, Portugal e Alemanha, além de presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

A exposição permanecerá aberta ao público até a próxima sexta-feira (1º), às 12h30. Nos demais dias da semana poderá ser visitada entre as 9 e às 18 horas, no Espaço Cultural da Casa. Péricles de Mello é autor da Lei estadual nº 17.555/2013, que instituiu as diretrizes para a política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento tem o apoio do grupo Anjo Azul, criado há mais de dois anos na Região Metropolitana de Curitiba, com o objetivo de promover a integração e interação das famílias que convivem com o transtorno e se ressentem da falta de informações sobre tratamentos modernos e adequados, bem como os meios de permitir que seus portadores possam se desenvolver o mais plenamente possível.

O grupo é coordenado por Fernanda Rosa, mãe de um casal de autistas que está entre os fotografados. Ela conta que o grupo começou reunindo apenas quatro mães, e hoje conta com mais de mil mães, que trocam experiências e se apoiam mutuamente. “Hoje sabemos que no Paraná há mais de 109 mães cadastradas em grupos diversos e estima-se a existência de cerca de 400 mil autistas”. A autora das fotos, Pamela Oms, é também mãe de autista e adianta que a intenção é levar a exposição para outras cidades, sempre com a finalidade de mostrar que, com exceção da presença do autismo, são famílias como as demais, “preocupadas com o futuro de seus filhos e buscando condições para que eles tenham uma vida tão independente quanto possível, desenvolvendo suas habilidades e encontrando o seu lugar no mundo”.

Na sexta-feira (1º), último dia da exposição, o Plenarinho da Assembleia vai sediar também, à partir das 9 horas, um seminário para debater o tema, com a presença de autoridades, especialistas e ativistas. Segundo Péricles, a iniciativa pretende promover a troca de saberes nas áreas educacional, terapêutica e social.

Autor: Assessoria de Comunicação Alep


Portal Liderança do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa do Paraná
Praça Nossa Senhora Salete s/n, Curitiba - PR - CEP: 80530-911
Telefone: (41) 3350-4157 / 3350-4396